quarta-feira, 24 de junho de 2026

O SENHOR JESUS VEM! ELE É A NOSSA ESPERANÇA MARAVILHOSA

BOM DIA MEUS IRMÃOS!

Esse é o Cafezinho com Palavra, a Palavra de Deus todos os dias, energia para nossas vidas.

📖Comentário Devocional
"O SENHOR JESUS VEM! ELE É A NOSSA ESPERANÇA MARAVILHOSA"
Vivemos nesse mundo vazio espiritualmente, negativo, egoísta, corrupto, entre outros tantos adjetivos, e, principalmente, sem esperança.

Quando o Povo de Deus foi exilado na Babilônia por causa da desobediência e da idolatria, o entendimento, aos olhos naturais e limitados pelo sentido da visão, era de tristeza e dor. Afinal, Israel havia sofrido uma grande derrota: sua Cidade foi destruída, depois o Templo também, e inicialmente eles teriam que servir ao povo babilônico como escravos. Entre eles, Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias foram escolhidos para servirem no palácio ao rei conquistador. Nabucodonosor deu uma ordem clara a Aspenaz: "Ensine a esses jovens a língua e a literatura da Babilônia". Imagino como foi difícil ver sua Cidade destruída, os seus concidadãos mortos e espalhados pelo mundo, e ainda servirem ao reino conquistador; foi um preço alto que Israel pagou.

Os nomes hebraicos Hananias, Misael e Azarias carregam profundos significados religiosos relacionados à fé e ao caráter.

• Hananias significa "Deus é misericordioso" ou "Yahweh é gracioso".
• Misael significa "Quem é como Deus?"
Azarias significa "A quem Deus ajudou" ou "Deus é o meu auxílio".

Na Babilônia, esses nomes hebraicos foram alterados para impor a cultura local e homenagear divindades pagãs.
• Hananias tornou-se Sadraque
• Misael tornou-se Mesaque
• Azarias tornou-se Abede-Nego

Pior que os nomes babilônios e pagãos são lembrados, estão até marcados na "memória dos crentes", abrindo mão dos nomes originais deles, que para mim carregam promessas de Deus para seus Povo, são proféticos.

O que mais me marcou nesta passagem foi saber que Deus advertia os israelitas sobre o que iria acontecer, mas, mesmo assim, eles preferiram seguir no caminho da rebeldia, do orgulho, da ganância e do egocentrismo. O final todos nós conhecemos: "choro e ranger de dentes". Tudo isso apontava para Jesus, sua Obra perfeita, completa e suficiente para a salvação da humanidade. Ficou evidente neste fato histórico que sem Deus estaremos fadados à destruição e que, se deixarmos o caminho que Ele determinou para nós para seguir os "nossos corações enganosos e extremamente perversos" (Jeremias 17:9), seremos e sofreremos como o povo de Israel. Deus não obriga ninguém a segui-lo, mas na sua Palavra aponta o que Ele "deseja para o homem": "Em vez disso, quero ver uma grande inundação de justiça, um rio inesgotável de retidão" (Amós 5:24) — glória a Deus!

Na lei, Deus cobrava do homem justiça: ou ele obedecia 100% ou morria. Um fardo muito pesado que a humanidade carregava, mas Seu "amor dura para sempre e suas misericórdias são inesgotáveis" (Lamentações 3:22). A "Graça de Deus" foi enviada do Céu para tirar dos nossos ombros o jugo pesado da lei, nos remir e salvar — "Que permaneçam sozinhos e em silêncio sob o jugo do Senhor. Que se deitem com o rosto no pó (humildade), pois talvez ainda haja esperança", aleluia, glória a Deus.
Irmãos amados, não resistam ao chamado de Deus, não sejam desobedientes e rebeldes como Israel foi. Tenham como exemplo o que aconteceu com eles e voltem-se para Deus enquanto há esperança. E Jesus é a nossa "Maravilhosa Esperança", CREIAM!

O rei (Nabucodonosor) ordenou que Aspenaz, o chefe de seus oficiais, trouxesse ao palácio alguns dos jovens israelitas da família real e de outras famílias da nobreza. Disse o rei: “Escolha somente rapazes saudáveis e de boa aparência, que sejam instruídos em diversas áreas do conhecimento, que tenham entendimento e bom senso e sejam capacitados para servir no palácio real. Ensine a esses jovens a língua e a literatura da Babilônia”. O rei determinou que recebessem, de suas próprias cozinhas, uma porção diária de alimento e vinho. Os rapazes seriam treinados durante três anos e depois passariam a servir ao rei. Daniel, Hananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá, estavam entre os escolhidos. O chefe dos oficiais lhes deu novos nomes babilônios: Daniel passou a ser chamado de Beltessazar; Hananias, de Sadraque; Misael, de Mesaque; Azarias, de Abede-Nego. Daniel 1:3-7 NVT

“O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau? Jeremias 17:9 NVT

Ainda ouso, porém, ter esperança quando me recordo disto: O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é sua fidelidade; suas misericórdias se renovam cada manhã. Digo a mim mesmo: “O Senhor é minha porção; por isso, esperarei nele!”. O Senhor é bom para os que dependem dele, para os que o buscam. Portanto, é bom esperar em silêncio pela salvação do Senhor. É bom as pessoas se sujeitarem, ainda jovens, ao jugo de sua disciplina. Que permaneçam sozinhas e em silêncio sob o jugo do Senhor. Que se deitem com o rosto no pó (humildade), pois talvez ainda haja esperança. Lamentações 3:21-29 NVT

Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e pela graça nos deu eterno conforto e maravilhosa esperança, os animem e os fortaleçam em tudo de bom que vocês fizerem e disserem. 2Tessalonicenses 2:16-17 NVT

"Então João deu o seguinte testemunho: Vi o Espírito Santo descer do céu na forma de uma pomba e permanecer sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas, quando Deus me enviou para batizar com água, disse-me: Aquele sobre o qual você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batizará com o Espírito Santo". João 1:32-33 NVT

"João respondeu às perguntas deles, dizendo: “Eu os batizo com água, mas em breve virá alguém mais poderoso que eu, alguém tão superior que não sou digno de desatar as correias de suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". Lucas 3:16 NVT

Então eu disse: “Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”. Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. Tocou meus lábios com a brasa e disse: “Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados”. Isaías 6:5-7 NVT

"Também vos darei um coração novo..." (Ezequiel 36:26)

"Acaso não ardia o nosso coração..." (Lucas 24:32)

"Em vez disso, quero ver uma grande inundação de justiça, um rio inesgotável de retidão". Amós 5:24 NVT

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”, Mateus 11:28-30 NVT

Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam. Jeremias 29:11 NVT

Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre. Salmos 16:11 NVT

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem. Que elas me conduzam ao teu santo monte, ao lugar onde habitas. Ali, irei ao altar de Deus, a Deus, fonte de toda a minha alegria. Eu te louvarei com minha harpa, ó Deus, meu Deus! Salmos 43:3-4 NVT


───
🔥Aplicação de Hoje
A história do exílio de Israel nos lembra que toda desobediência a Deus produz consequências, mas também revela algo ainda maior: a fidelidade do Senhor em oferecer esperança, mesmo quando o homem se afasta d'Ele. O povo escolheu seguir seus próprios caminhos, guiado por um coração enganoso, e colheu dor, perda e humilhação. Ainda assim, Deus não os abandonou.

Hoje, somos confrontados pela mesma escolha. Podemos seguir os desejos do nosso coração natural ou nos render à vontade de Deus. O mundo continua tentando mudar nossa identidade, assim como a Babilônia tentou mudar a identidade de Hananias, Misael e Azarias. Porém, nossa verdadeira identidade não está naquilo que o mundo diz sobre nós, mas naquilo que Deus declarou sobre nós em Cristo Jesus.

A maravilhosa esperança que recebemos não está nas circunstâncias, nos governos, na economia ou nos recursos humanos. Nossa esperança está em Jesus Cristo, que veio para nos salvar, transformar nosso coração e nos conduzir ao caminho da vida. Ele nos oferece um coração novo, purifica nossos pecados, batiza-nos com o Espírito Santo e com fogo, e nos fortalece para permanecermos fiéis em meio a uma geração corrompida.

Portanto, não endureça seu coração diante da voz de Deus. Se houver áreas de rebeldia, orgulho ou independência, entregue-as ao Senhor hoje. Humilhe-se diante d'Ele, receba Sua graça e permaneça firme na esperança da Sua promessa. Jesus está voltando, e aqueles que perseveram n'Ele jamais serão decepcionados. Nossa esperança é viva, eterna e gloriosa, porque está firmada no Rei dos reis.

───
✝️Confissão de Fé
Senhor Jesus, eu reconheço que Tu és a minha maravilhosa esperança.

Renuncio todo caminho de rebeldia, orgulho, autossuficiência e desobediência. Não quero seguir os desejos enganosos do meu coração, mas ser guiado pela Tua Palavra, pela Tua luz e pela Tua verdade.

Creio que Teu amor nunca falha e que Tuas misericórdias se renovam sobre minha vida a cada manhã. Recebo hoje o coração novo que prometeste, permitindo que o Teu Espírito Santo transforme meus pensamentos, palavras e atitudes.

Declaro que minha identidade está em Cristo e não nas circunstâncias deste mundo. Sou alcançado pela graça, fortalecido pelo Espírito Santo e purificado pelo sangue de Jesus.
Creio que Jesus veio, morreu, ressuscitou, reina em glória e em breve voltará. Por isso, não viverei sem esperança, nem me renderei ao desânimo, ao medo ou à incredulidade.

O Senhor é a minha porção, o meu auxílio, a minha alegria e a minha salvação. O Senhor me mostra o caminho da vida e me conduz ao Seu altar de amor e comunhão.

Hoje escolho viver em justiça, retidão, humildade e obediência, aguardando com alegria a volta do meu Salvador.

Em nome de Jesus, eu declaro:
Meu coração pertence ao Senhor. Minha esperança está em Cristo. Meu futuro está seguro nas mãos de Deus.
Amém! 🙏🕊️🔥☕

AUTOR:
Jaime Ricardo Regis da Silva
Filho de Deus em Jesus Cristo, pai de família, estudante diário de Teologia, que crê que a sabedoria vem de Deus e que sem Jesus nada podemos fazer. Serve por amor, porque Ele nos amou primeiro. (João 15:5; Efésios 1:17; 1 João 4:19)

Redes e Contato:
Facebook: @CafezinhocomPalavra @emfocoguadalupe1
Blog: www.cafezinhocompalavra.com.br

MANDE SEU CONVITE, ME CHAMA PARA UM CAFEZINHO COM PALAVRA QUE EU VOU!
e-mail: cafezinhocompalavra@gmail.com
emfocoguadalupe@gmail.com
Página do autor com todos os livros publicados https://jaimericardoautoroficial.blogspot.com/?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário